Mensagem

Besta

MSG 291 = 23/5/2012

      "Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. ” (Ap: 13: 1).  

 
       Normalmente usamos a palavra besta para definir um animal quadrúpede usado para transportar cargas.  Mas a Bíblia mostra que Deus criou animais ferozes e devastadores, de grande porte e natureza selvagem com essa denominação (Gn. 1: 24). Ao interpretar o Apocalipse devemos levar em conta a linguagem figurativa adotada por Deus para descrever a revelação de eventos que ainda vão acontecer; e entre eles foi empregada essa palavra para indicar o perfil de uma organização dirigida por homens anticristãos que se levantarão nos últimos dias de nossa era, tentando dominar sobre os povos. Atuando sobre líderes de países influentes, satanás tentará colocar o mundo sob seus domínios, e retomar aquilo que já foi conquistado por Jesus, a preço de sangue inocente no calvário (Ap. 1: 18). Os países prediletos para formar essa organização, serão aqueles que, pela sua cultura, não aceitam a Cristo, e já têm algum tipo de afinidade com o inimigo de nossas almas.  O resultado desse plano - que surgirá na terra tentando aniquilar a igreja de Jesus - será uma união de dez países, inspirados pelo diabo, para impor seus ideais ao mundo inteiro, afetando a vida de milhões de pessoas. A essa organização Deus deu o nome profético de “besta”.

       O versículo acima descreve a visão simbólica dela, mostrando o perfil de suas ações. Os países componentes do sistema são representados pelos chifres coroados, e as sete cabeças indicam a localização geográfica de sua sede, como sendo numa cidade que foi fundada sobre sete montes (Ap. 17: 9).     O caráter de suas ações, descrito logo a seguir, se baseará nos animais selvagens, ferozes e carnívoros. Isso quer dizer que a besta não hesitará em devorar quem for seu inimigo; e indica que a personalidade de seus componentes será semelhante à do animal chamado por Deus de besta-fera.

       É bom observar que o diabo prepara cuidadosamente o coração do homem, através de uma ação sorrateira e sem impacto, para aceitar a sua vontade, e quando o ser humano descobre a verdade, o laço do engano já está fechado (Gn. 3: 1 a 6). Esse é o princípio através do qual o mundo está sendo preparado nos dias atuais para aceitar a besta. Países altamente desenvolvidos em tecnologia, e economicamente fortes, - mas pobres espiritualmente - desenvolvem verdadeiras culturas em torno de símbolos animais que, dentro da figuração bíblica, representam o diabo. Essa é uma das formas que o inimigo tem colocado no mundo, visando educar as pessoas a seu modo, para que ninguém estranhe o regime que será estabelecido, a fim de que todos venham a adorar a besta. Veja o que vai acontecer. Eis o texto:  

      “... Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Ap. 13: 7-8). 

       Desde a fundação do mundo o ser humano obediente tem seu nome escrito no livro da vida eterna, mediante o qual Deus estabelecerá a diferença entre o justo e o perverso (Ml. 3: 16-17-18). Nos dias atuais, aqueles que são chamados para o caminho da salvação e obedecem a Jesus, são declaradamente incluídos nesse livro (Lc. 10: 19-20). Ele será aberto no dia do juízo final, e quem nele não for incluído sofrerá a morte do espírito, ou seja, a segunda morte (Ap. 20: 15). O inimigo de nossas almas sabe disso, e essa é a razão de sua luta para impedir a propagação do evangelho em vários países do mundo.

       Esse último versículo transcrito deixa claro que só adorarão a besta aqueles cujos nomes não estiverem escritos no livro da vida, ou seja, aqueles que não aceitaram o chamado de Deus através do evangelho. Se considerarmos que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus (Rm. 10: 17), podemos entender o quanto é importante que cada cristão se empenhe em levar a Palavra do Senhor a outras pessoas, pois a eficácia do inimigo pode ser maior ou menor, dependendo de nossa ação ou omissão. Veja o texto:

      então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás,...” (2 Ts. 2: 8-9).  

      Amigo, se você já foi chamado para o caminho da salvação, não se iluda. Procure propagar o evangelho da forma que você puder. Pregue a Palavra ou contribua para isso. Quando assim fazemos, certamente os olhos de Deus estão sobre nós. Veja o texto:

      Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; ...” (2 Cr. 16: 9).    
 
      Que o Senhor te abençoe e te guarde.