Mensagem

As Bênçãos de Deus

MSG 212 = 24-11-2010

      “Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: ...” (Dt. 28: 2).  

       Milhões de pessoas que creem na realidade de um Deus soberano sobre as nossas vidas, almejam de alguma forma as bênçãos do Senhor. Seja para a cura de uma enfermidade; para a restauração da família destruída, ou mesmo para realizar o sonho de uma vida financeira confortável, todos de um modo geral anseiam pela ação divina em seu benefício. Entretanto, nem sempre recebem o que precisam, mesmo diante de fartas promessas do Senhor, mostrando que quer nos abençoar.

       Considerando que Deus é fiel em todas as Suas Palavras, podemos entender que o fato de não receber o que pedimos decorre das falhas na maneira pela qual nos relacionamos com Ele (Tg. 4: 3). Na maioria das vezes a orientação que recebemos, de forma coletiva, não foi suficiente para nossa necessidade específica, e nós não nos empenhamos em buscar o ensino do Espírito Santo através da leitura individual e contínua da Palavra do Senhor. Está escrito que devemos calçar os pés com a preparação do evangelho para vencer o mal arquitetado pelas potestades espirituais que atuam a partir das regiões celestes (Ef. 6: 11 e 15). Assim, é bom lembrar que cada pessoa tem uma necessidade diferente, e por isso não devemos limitar apenas aos ensinamentos coletivos. Além dele é necessário buscarmos o aprendizado da Palavra individualmente, crendo que o Espírito de Deus é quem nos ensina (I Jo. 2: 27).

      Observe no versículo que transcrevemos. Deus declara que as bênçãos nos alcançam quando damos ouvidos à Sua voz. Precisamos lembrar que isso exige um contato individual entre nós e Ele, e se processa de modo espiritual, diferente das formas humanas, já que Ele é Espírito (Jo. 4: 24). Portanto, se buscamos uma benção e queremos ser respondidos, devemos  empenhar por todos os meios em conhecê-Lo através de Sua Palavra. Veja o texto:

      “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. ” (Os. 6: 3).

       Esse texto indica que não devemos acomodar com o hábito simples de freqüentar regularmente a igreja. Precisamos empenhar na busca de uma comunhão íntima e individual com Deus, pois é nessa condição que somos alcançados por Suas bênçãos, muitas vezes até sem pedir, já que Ele sabe de nossos desejos e quer satisfazê-los (Sl. 37: 4).

       Um princípio simples e importante para sermos alcançados pelas bênçãos foi ensinado pelo Senhor Jesus, como conhecedor profundo das ansiedades que assolam a vida dos seres humanos. Ele mandou buscarmos, em primeiro lugar, o reino e a justiça de Deus para que tudo mais que precisamos nos seja acrescentado (Mt. 6: 33).         Em outras palavras, ele confirmou o que Deus havia transmitido para Moisés a mil e quatrocentos anos atrás, mostrando que para sermos alcançados pelo suprimento de nossas necessidades ou realização de nossos desejos, devemos obedecer a Deus antes de tudo. Com toda a certeza, nenhum outro princípio tomado como base pode ser mais verdadeiro, mesmo porque Deus é Senhor de todas as coisas, e exige de nós apenas a obediência. Veja o texto:

      “Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem.” (Jr. 7: 22-23).

       Portanto amigo medite nisso. Para que as bênçãos de Deus cheguem a nós, o conhecimento e prática de Seus mandamentos é a via principal. A desobediência a esse princípio invalida qualquer outro tipo de sacrifício que fizermos (Jr. 7: 21).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.