Mensagem

BENÇÃOS DE DEUS

MSG 620 = 20/11/2018

      Uma das coisas que pesa, quando buscamos as bênçãos de Deus, é o fato de nossa pretensão estar ou não de acordo com as Escrituras (Tg. 4: 3). Por isso, antes de fazer um propósito para levar ao Senhor, devemos examinar se estamos agindo segundo Sua vontade. As Escrituras mostram exemplos de casos em que o povo frequentava a casa de Deus, fazia sacrifícios, mas tinha uma postura errada em relação à Palavra do Senhor. Isso levou Deus a se pronunciar através do profeta, advertindo o povo sobre o erro que estava sendo cometido, e mostrando que sacrifício sem obediência não agrada ao Senhor, nem provoca bênçãos (Jr. 7: 8 a 11 e 21 a 23).

       Esse fato leva à convicção de que antes de  fazer um sacrifício para a Casa de Deus, precisamos examinar se estamos nos esforçando para praticar o evangelho de Jesus, e se o ensinamento bíblico que estamos recebendo está realmente em acordo com as Escrituras. Estamos acostumados à ideia de que, quanto maior for nossa oferta, maior será o bem que recebemos. Isso aponta para a mentalidade de troca, onde a compensação é proporcional ao que pagamos.  Mas no relacionamento com Deus é diferente. Se fosse assim, jamais poderíamos alcançar a salvação, pois nosso resgate, através de Jesus, foi inteiramente gratuito, porque nada tínhamos para trocar com Deus. Veja o que disse o profeta Samuel quando Saul trocou a obediência pelo sacrifício pensando que isso agradava a Deus. Eis o texto:

      “...Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (I Sm. 15: 22).

       Em nosso caso hoje, a obediência é devida a Jesus, e não aos homens. A esses compete apenas o dever de nos ensinar a forma de ouvir e guardar a Palavra do Senhor (Mt. 28: 19-20). Assim, para evitar enganos, devemos conferir nas Escrituras as orientações que deles recebemos. Quando fazemos isso, com o propósito de obedecer ao Senhor, o Espírito Santo traz diretamente a nós inspiração do certo e do errado (Jo. 16: 13). Precisamos, então, estar atentos para a Palavra que recebemos, verificando se ela vem de Deus, ou se vem dos interesses pessoais de quem ministra para nós (Ver II Tm. 4: 3-4). Veja o que Deus nos ensinou a respeito da veracidade da palavra que nos é passada pelos homens. Eis o texto:

      “Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Dt. 18: 21-22).    

      Amigo, há quem diga que quanto maior for seu sacrifício, maior será sua benção. Mas não é isso que a Bíblia mostra. O que move a mão de Deus para nos conceder o que pedimos, é a obediência. E o que temos de obedecer é verificado diretamente nas Escrituras, já que nosso intermediário é Jesus e não os homens (Ver Jr. 17: 5 e 7).  

       Que o Senhor nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                                                Natanael de Souza