Mensagem

As Bençãos

MSG 015 = 12/4/2007

      "Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos” (Dt.28:2)

         O povo de Israel havia caminhado pelo deserto por muitos anos, e já tinha conhecimento da lei que Deus ordenara.    Entretanto, já próximo da terra prometida Moisés escreve o livro de Deuteronômio, repetindo o que estava na lei, mas acrescentando alguns detalhes necessários para que aquele povo viesse a observar no seu relacionamento diário com o Senhor. Será que Deus havia esquecido desses detalhes quando deu a lei a Moisés? Claro que não!. Com o passar do tempo, antes mesmo de atingir o alvo que buscava, o povo se mostrou negligente no cumprimento da lei de Deus. Daí o motivo da correção.

           Esse comportamento que o povo apresentou naquela época, faz parte da natureza humana, e atua acentuadamente em nosso relacionamento com Deus. Por isso, inspirado por Deus, Moisés vinha agora advertir o povo a fim de que se corrigisse o comportamento em relação à obediência aos mandamentos do Senhor.

           Comportamento semelhante esse acontece com nós hoje. Fomos ensinados a crer em Cristo, sabemos o que ele aprova ou desaprova, mas com o passar do tempo vamos deixando de praticar muitos detalhes dos mandamentos,e como conseqüência vamos nos distanciando do Senhor. Essa fraqueza da natureza humana foi posta em evidência na pessoa do apóstolo Pedro, pouco antes de Jesus ser julgado. Veja o texto:   

      “E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos. Mas Pedro o seguia de longe até ao pátio do sumo sacerdote e, tendo entrado, assentou-se entre os serventuários, para ver o fim.” (Mt.26:57-58).

           Observe agora. Pedro temeu, se distanciou de Jesus, apesar de haver dito que não o deixaria (Mt. 26:35); e ficou entre os serventuários de Caifás, ferindo princípios já conhecidos na época, posto que foi tomar parte na roda dos escarnecedores (Veja Sl.1: 1).

           A partir do momento que Pedro distanciou de Jesus, sua fé ficou vulnerável e a porta estava aberta para o diabo entrar. Por detrás dessa astúcia, satanás prevaleceu e Pedro negou a Jesus três vezes, mesmo sem querer fazê-lo (Veja Mt. 26: 69 a 75).

           É para não cair nesse tipo de ciladas que devemos congregar nas igrejas, manter o costume de leitura bíblica, orar sempre, e praticar atividades que nos mantém ligados a um vivo relacionamento com Deus.

           Observe na primeira transcrição acima. Moisés faz uma advertência importante: SE OUVIRDES A VOZ DO SENHOR. Aqui, a expressão “ouvir” se refere a dar atenção especial à voz de Deus. A promessas de bênçãos, de livramentos nos alcançam. Mas, para que isso aconteça, há a exigência de estarmos diligentes nos mandamentos.

           O Senhor Jesus confirmou esse mandamento, quando advertiu: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt. 26:41).

           Portanto,se não quisermos ser derrubados pelo adversário, só temos um caminho: Colocar mandamentos de Jesus em primeiro lugar na nossa vida. Se assim o fizermos, com certeza, seremos alcançados por suas promessas, e vamos ter autoridade para repelir os ardis satânicos que nos rondam nesse mundo dia e noite (Veja Lc. 10:19)

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.