Mensagem

BASES DA SALVAÇÃO

MSG 664 = 01/10/2019

      “ ...  Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Mc. 16: 15-16).

       Esses versículos relatam a ordem de Jesus aos discípulos, pouco antes de ser elevado aos céus (At. 1: 9). Eles revelam as bases da salvação em condições aparentemente simples, mas, na verdade, só os cumprimos quando tomamos Jesus nosso modelo. Isso envolve viver pela fé, na certeza de que todas as promessas do Senhor se cumprem. Além de crer, o Senhor exige que sejamos também batizados, confirmando que queremos viver em eterna aliança com ele (Jo. 14: 2-3). O batismo nos influencia ao longo da vida, e se divide em três tipos. Veja o que disse João Batista:

      “... Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, ... ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc. 3: 16).

     O batismo nas águas, onde demonstramos arrependimento, é um gesto de grande significado perante a Deus, porque representa a indicação de que, a partir dali, vamos assumir um compromisso de fugir o pecado, e não transgredir a vontade de Deus.

       Após esse, devemos buscar o batismo com o Espírito Santo, que é a confirmação de que fomos aceitos pelo Senhor. Se tivermos êxito nesse sentido, o Espírito de Deus vai nos guiar, inspirando-nos para seguir os caminhos da verdade (Jo. 16: 13 e At. 2: 7). Essa confirmação só acontece quando a buscamos, com sinceridade de propósitos (Jo. 7: 38). É ela quem nos capacita a lutar pelo evangelho (2 Co. 3: 5). Isso foi revelado quando Jesus, ao subir para os céus e deixar os discípulos, não permitiu que eles saíssem a evangelizar antes que recebessem o batismo com Espírito Santo (Lc. 24: 49).  Ele deixou claro que só deve evangelizar ou expulsar demônios, aqueles que já têm confirmada uma aliança com Deus. Quem ainda não tem, deve se precaver para não ser envergonhado, pois os espíritos imundos só nos respeitam quando temos a unção de Deus (At. 19: 13 a 16). Mas, entre os três, o que mais exige de nós é o batismo com fogo, pois ele representa nossa luta para vencer os desafios que irão surgir ao longo da vida.

       O perfil do caminho da salvação é semelhante a uma escada, onde temos de subir de degrau em degrau.  Muitos não conseguem vencer os obstáculos, e morrem sem alcançar o terceiro céu (Gn. 28: 12-13 e 2Co. 12: 2 a 4).  Quando isso acontece com a pessoa que manteve a fidelidade, Jesus paga o saldo dos pecados que ela ainda devia, e a salvação é alcançada (Ap. 2: 10). Mas a pessoa que tropeçou na fé não consegue chegar, e fica nos domínios de satanás (Hb. 10: 38).

       Portanto, as bases da salvação não se restringem apenas a crer. Mesmo depois de batizado com o Espírito Santo, é necessário ter fé e perseverança para seguir a Jesus, vencendo os desafios que o inimigo põe em nosso caminho, muitas vezes parecendo algo impossível. Mas, o impossível para os homens é possível para Deus (Lc. 18: 27).

 
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                             Natanael de Souza