Mensagem

AUTORIDADE ESPIRITUAL

MSG 542 = 12/7/2017

 

      “... Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará, pois também eu sou homem sob autoridade e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faze isto, e ele o faz “ (Mt. 8: 8-9).

       As declarações contidas nesses versículos descrevem parte de um fato acontecido no momento em que, a pedido, Jesus decidiu ir até a casa de um Oficial romano, para curar o servo desse, que se encontrava paralítico e em terrível sofrimento (Mt. 8: 5-6-7). O texto demonstra claramente o reconhecimento da autoridade espiritual de Jesus, por parte daquele Oficial, que, diga-se de passagem, não tinha nada a ver com os ensinos da lei judaica, a não ser a bondade de tratamento para com o povo hebreu (Lc. 7: 4-5). A continuação da leitura do texto relatado no livro de Mateus, mostra que Jesus ficou maravilhado com a fé daquele homem (Mt. 8: 10). Descreve então, a Palavra, que naquele mesmo momento o Senhor deu uma ordem para que tudo acontecesse conforme a fé do Centurião, e apesar da distância em que estavam, o doente ficou curado (Mt. 8: 13). Isso levou o Senhor a profetizar que no futuro as maravilhas da comunhão que ele veio trazer à terra, e que os judeus estavam rejeitando, haveriam de ser recebidas pelos povos estranhos (Mt. 8: 11). O acontecimento desse fato provavelmente foi preparado pelo Senhor para nos fazer entender que somente aquele que crê vê a glória de Deus (Jo. 11: 40).

       Entretanto, é triste ver que ainda hoje, mais de dois mil anos depois, e com toda a revelação da graça de Deus, a esmagadora maioria das pessoas ainda tem dúvidas da autoridade espiritual que o Senhor concede aos que são fiéis à Sua Palavra. Essa tem sido a causa principal pela qual milhões de pessoas passam pela terra duramente oprimidas, e vão para o túmulo derrotadas em todos os aspectos da vida, mesmo tendo recebido o evangelho (Is. 8: 20-21). Elas não são levadas a acreditar que não importa a distância entre o lugar que estamos e o lugar que está Jesus. Se verdadeiramente crermos na sua Palavra, o mal é obrigado a nos deixar, como deixou o servo do Centurião. Veja o que ele disse. Eis o texto:

      “.... Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; “ (Jo. 11: 25).  

       O fato é que quase sempre não temos coragem para crer o mínimo necessário (Mc. 4: 40). Sem assumir as atitudes básicas, não desenvolvemos a fé, e não tomamos posse da autoridade espiritual que Jesus delegou para seus seguidores (Lc. 10: 19). Precisamos entender que no mundo espiritual, aqueles que agem contra nós, conhecem perfeitamente o potencial da força que temos e podemos empregar contra eles. Veja o que o demônio disse para alguns judeus sem unção que tentaram expulsá-lo de uma determinada pessoa, imitando as atitudes do apóstolo Paulo. Eis o texto:

       “Os homens que faziam isso eram os sete filhos de um judeu chamado Ceva, que era Grande Sacerdote. Mas certa vez um espírito mau disse a eles: —Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são? Então o homem que estava dominado pelo espírito mau os atacou e bateu neles com tanta violência, que eles fugiram daquela casa feridos e com as roupas rasgadas. “ (At. 29: 14-15-16).   

       Quando limitamos nossa fé aos recursos do mundo físico, ficamos impedidos de receber as maravilhas que Deus nos oferece. Isso significa que não adianta alguém receber a Palavra e não a usar como espada de combate na hora da luta. Jesus deu uma grande demonstração da força da Palavra de Deus, quando foi tentado depois do batismo. Todas as tentativas de acordo enganoso que satanás propôs, foram rebatidas com a Palavra do Senhor (Mt. 4: 4 a 10). Dessa forma, se queremos vencer as hostes do mal, que estão por trás das doenças, destruições e mortes, o caminho é guardar a Palavra do evangelho em nosso coração como uma espada afiada, e usá-la na hora da necessidade. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

       “ ... andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, ...” (2 Co. 10: 3-4-5).  

       Amigo, se você é ou quer ser um verdadeiro seguidor de Cristo, busque a revelação da Palavra dele em seu coração, guarde com carinho aquilo que o Espírito Santo passar para você, e não permita que ninguém te engane. Veja o que disse Davi. Eis o texto: “De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. “ (Sl. 119: 10-11).    
 
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.

 
                                                         Natanael de Souz