Mensagem

Autoridade Espiritual

MSG 196 = 14.7.2010

      Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião, porque tinham entrado nele muitos demôniosRogavam-lhe que não os mandasse sair para o abismo. ” (Lc. 8: 30-31).  
 
      Ao tratar das coisas espirituais, nem sempre as Palavras bíblicas expressam o mesmo significado que usamos para definir as coisas no mundo físico.  A diferença existe porque a Palavra inspirada por Deus tem um efeito muito mais profundo que a nossa. Por isso, para ter uma idéia mais exata dos acontecimentos relatados na Bíblia, devemos levar em conta o sentido dos contextos que ela apresenta.

       O versículo que transcrevemos no início dessa mensagem reproduz o pedido de uma legião de espíritos que atormentava um homem no lugar chamado “terra dos gadarenos”, quando se defrontaram com Jesus naquela região. Ele passa a idéia do terror que tomou conta daqueles demônios quando viram Jesus, temendo que ele decidisse por mandá-los para o abismo.

       Na visão material o abismo não é motivo de terror, já que para nós ele representa apenas um despenhadeiro onde existe o perigo de se cair. Mas no mundo espiritual o abismo representa a prisão reservada para seres de grande rebeldia, e para onde também irá o diabo e os falsos profetas (2 Pe. 2: 2-3-4).

      A expressão de medo daqueles demônios demonstrou que eles viram autoridade em Jesus para neutralizar suas ações de tormenta na vida daquele homem, e mandá-los para a prisão de onde jamais poderiam sair (Ver Ap. 20:3).  Mas Jesus libertou o homem, sem usar do castigo máximo para com aqueles espíritos, permitindo que eles entrassem nos porcos que ali pastavam (Lc. 8: 32). Observem que, no mundo físico, a manada de porcos precipitou no despenhadeiro e se afogou. Mas no mundo espiritual os demônios, não foram presos no abismo, já que Jesus concordou com o pedido deles (Lc. 8: 33).

      Essa passagem apresenta vários detalhes que devem ser observados. Porém, o mais importante deles, é o fato de que uma grande manada de porcos não resistiu ao ataque daqueles demônios, que antes se concentravam em um só homem, levando-o para os sepulcros na clara intenção de matá-lo (Lc. 8: 27).

       Isso nos deixa convicto de que mesmo quando uma pessoa ainda não foi chamada ao caminho da salvação, Deus preserva sua vida em quase todas as situações, esperando que ela se converta. Veja a advertência a seguir:

      “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. ” (Is. 55: 7).

       Por isso, podemos considerar que Deus é longânime em aguardar nossa decisão de converter aos Seus caminhos, e o diabo não tem permissão para tirar a vida de uma pessoa, a não ser que essa tenha optado por aceitá-lo.  Podemos também crer que quando mantemos firmes na aliança com Jesus, o poder do mal não pode nos resistir.  Veja o que Deus declarou a Josué:

      “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (Js. 1: 5).

       Amigo, se algum dia te sentires alcançado pelo mal, lembre dessa mensagem. Nem uma legião de demônios te vencerá se Jesus estiver em sua vida, pois a ele foi dado todo o poder tanto nos céus como na terra (Mt. 28: 18).


       Que o Senhor te abençoe e te guarde, e faça resplandecer o Seu rosto sobre ti.