Mensagem

ATUAÇÃO DO ENGANADOR

MSG 574 = 19.12.2017

      A mentira foi implantada no mundo quando o homem perdeu a comunhão com Deus, e o espírito maligno passou a dominar. Mas Deus restabeleceu a verdade através de Jesus, e atualmente vivemos entre esses dois aspectos antagônicos (Mt. 13: 24 a 26 e Jo. 14: 6). Portanto, podemos viver na verdade, e alcançar a vida eterna; ou aceitar as facilidades da mentira, e limitar nossa existência até o tempo da segunda morte (Ap. 20: 14-15). Evidentemente a verdade é o caminho sugerido pela Palavra de Deus; e a mentira são as atitudes erradas que satanás coloca nos desejos do coração humano (Jo. 8: 44b). Isso quer dizer que quando não conhecemos a verdade, caminhamos na mentira. Eis um exemplo: Alguns membros da seita dos saduceus questionaram a Jesus sobre o casamento obrigatório da viúva com o parente mais próximo do marido, se esse viesse a morrer (Mt. 22: 23 a 28). Veja o que Jesus respondeu:  

       “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt. 22: 29).  

       Essa resposta define a situação das pessoas que não buscam se dedicar ao conhecimento da verdade nas Escrituras. Até mesmo muitos dos que foram chamados para ganhar almas, e se acomodaram na busca da vontade de Deus, estão aceitando a mentira como verdade. Eles acham que já cresceram muito, estão em boas posições, e não precisam mais aprender de Jesus. Isso os leva a deixar aquele que é manso e humilde de coração, e entrar nos caminhos do enganador, sem perceber que estão errados (Mt. 11: 29). É semelhante ao que aconteceu com o rei Davi, que adulterou, mandou matar o marido da mulher, e não percebeu que estava errado para com Deus (II Sm. 11: 4 a 15). Os que entram por esse caminho são vistos por Jesus como mornos. Veja o que ele disse ao líder da igreja de Laodicéia. Eis o texto:

      “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. ... Assim, porque és morno ..., estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado ..., vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.” (Ap. 3: 15 a 18).  

       Esse tipo de engano não é obra de um demoniozinho qualquer, mas de potestades malignas altamente evoluídas, que atuam a partir das regiões celestiais (Ef. 6: 12). A estratégia é colocar seus planos na mente de dirigentes de grupos, levando-os a tomar decisões que afetam grande numero de pessoas. No tempo de Davi, Deus mandou o profeta Natã chegar nele e advertir do erro (II Sm. 12: 7). Porém, em nossos dias parece que não existe mais ninguém com aquela coragem, e engano de todo o tipo continua proliferando. Possivelmente esse é o embrião que vai formar a grande angústia profetizada por Jesus para acontecer nos dias da grande tribulação. Veja o texto:

      “... porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.  E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.” (Mt. 24: 21-22).  

       Portanto, os escolhidos do Senhor devem orar pelos irmãos que estão sendo visivelmente afetados pelas potestades enganadoras (Ap. 12: 9). Está escrito que muito pode a oração de um justo (Tg. 5: 16). A oração contínua da igreja foi que fez Deus mandar um anjo e libertar o apóstolo Pedro da prisão, frustrando os planos de Herodes (At. 12: 5-6-7). Assim, devemos então tomar como modelo as atitudes daqueles que nos deixaram esse legado de fé, e orar pelos irmãos – principalmente os dirigentes – para frustrar também os planos das potestades que os enganam, levando-os a tropeçar na Palavra do Senhor.

      Amigo, creia. O mesmo Deus que derrubou as muralhas de Jericó, derruba hoje os enganos arquitetados pelas potestades que atuam no pináculo dos templos.

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.

 
                                                                   Natanael de Souza