Mensagem

ASSÉDIO DO INIMIGO

MSG 581 = 06/01/2018

       Jesus vai voltar no fim da grande tribulação, julgar a todos, e separar os cristãos fiéis dos infiéis (Mt. 25: 32-33). Nesse tempo, o diabo será preso, haverá paz, e as influências malignas serão afastadas da face da terra, por um espaço de mil anos (Ap. 20: 2-3). Mas enquanto isso não acontecer, estaremos expostos aos assediados do inimigo de nossas almas, que atua a partir das regiões celestes (Ef. 6: 12). Como mostra a Bíblia, em nosso tempo - mesmo sendo fiel a Deus - não estamos livres das forças malignas (Jo. 16: 33). Porém, para quem obedece ao Senhor, há um tratamento diferenciado diante da justiça divina, quando somos alcançados pelo mal (Jr. 17: 10). Foi o que aconteceu com Ezequias rei de Judá, seis séculos antes de Cristo. Veja o que relata o texto a respeito dele:    

         “Em toda a sua obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei e nos mandamentos, para buscar ao seu Deus, ele o fez de todo o seu coração, e foi bem-sucedido. Depois destas coisas e desta fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, pensando em apoderar-se delas.” (2Cr. 31: 21 e 32: 1).  

       Deus tratou Ezequias de modo especial, dando vitória sobre seu inimigo (2 Cr. 32: 20-21). Naquele tempo, as táticas de assédio do inimigo eram as mesmas que hoje são usadas pelas potestades malignas, pois os invasores daquela época eram alimentados pelos mesmos demônios. Isso indica que satanás sempre repete a mesma forma de ação, por não ter criatividade. Mas, como descendência da antiga serpente, ele consegue enganar os seres humanos desde o princípio da criação. (Gn. 3: 1 e 6).

       Entretanto, aquele que vive na prática da justiça divina, pode se proteger desses assédios, mesmo não podendo evita-los (Rm. 8: 32 e 37). O Senaqueribe, hoje atua invisível, e continua tentando acampar ao nosso derredor, mas não pode romper a unção do Espírito que Deus concede aos cristãos fiéis e obedientes (Jo. 16: 13). Assim, da mesma forma que as muralhas do tempo antigo protegiam as cidades fortificadas, a unção do Espírito de Deus nos protege quando o inimigo tenta invadir nossa vida. O apóstolo Pedro deixou uma séria advertência sobre isso. Veja o texto:

       “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, ... procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (I Pe. 5: 8-9).  

       Pedro não nega que o inimigo possa nos alcançar. Mas nos ensina a resistir com firmeza, mostrando que isso acontece ao redor do mundo com todos os que são de Jesus. Essa advertência está em perfeita concordância com o apóstolo Paulo, quando declara que devemos lutar, não contra o sangue e a carne, mas contra as potestades tenebrosas que atuam a partir das regiões celestes Ef. 6: 12). 

       Os sinais dos assédios do inimigo intensificam cada dia mais, alcançando todas as pessoas, tanto pobre como ricas, roubando, matando e destruindo (Jo. 10: 10). É comum ver pessoas cair na cilada de suas influências, e só se darem por conta do erro que cometeram, depois de estar condenadas em uma penitenciária, ou desenganadas no leito de um hospital. Isso significa que o inimigo acampou, entrou em seus sentimentos, fez tudo que queria, e deixou-as no fundo do poço.

       É com o objetivo de evitar esses infortúnios, que levamos o conhecimento da Palavra de Deus as criaturas, procurando convencê-las a serem prudentes quanto ao assédio do inimigo. Veja a ordem de Jesus aos seus discípulos. Eis o texto:

       “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt. 28: 19-20).  

       Os cristãos que obedecem fielmente essa ordem, podem levar muitas pessoas a evitar a ruina causada pelo assédio do inimigo, independente da opinião de quem quer que seja, pois eles têm a promessa da presença de Jesus, através da unção do Espírito Santo.

       Amigo, nunca deixe de dar atenção quando alguém te convidar para ouvir a Palavra do Senhor. Essa é uma oportunidade que Deus está dando, com o fim de te capacitar a não deixar que o inimigo entre em seu coração, e te domine para fazer o que ele quer.

 
       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                     Natanael de Souza