Mensagem

ARMA ESPIRITUAL

MSG 689 = 31/03/2020

A vida é uma luta constante contra as hostes espirituais do mal, porque desconhecemos totalmente até que ponto o inimigo - oculto aos nossos olhos - pode nos alcançar. Mas podemos derrotá-lo usando a Palavra de Deus como espada do espírito (Ef. 6: 17). Jesus deu uma perfeita demonstração disso quando foi tentado no deserto. Ele rebateu todos os desafios do inimigo, comparando-os com as Escrituras, e provando que aquelas propostas eram enganadoras, porque estavam em desacordo com a vontade de Deus (Mt. 4: 3 a 10). Portanto, o caminho mais seguro para vencer no mundo espiritual é tomar as atitudes do Senhor como modelo. Porém, para fazer isso é imprescindível conhecer a santa Palavra, e guardá-la em nosso coração como uma espada pronta para a batalha (Ef.6: 14-15). Essa é a razão pela qual Jesus mandou que tornássemos seus discípulos, para conhecer a verdade. Veja o texto: 

      “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. “ (Jo. 8: 31-32).

       Conhecer as Escrituras é a única forma de vencer as astúcias do inimigo. Alguém pode perguntar: Mas o que podemos considerar como verdade? A verdade é tudo que está escrito no evangelho de Jesus. Veja o que ele afirmou: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim “(Jo. 14: 6).  

       Isso quer dizer que quem passa a crer em Jesus e se batiza nas águas confirmando sua profissão de fé, deve dar o próximo passo, que é ser discípulo do Senhor. A luta pela salvação começa aí. É algo semelhante à subida de uma escada, onde somos obrigados a vencer vários desafios, subindo cada degrau (Gn. 28: 11-12-13). Quando apresentamos bom desempenho nesse sentido, Jesus nos batiza com o Espírito Santo, e a partir daí vamos ter um potencial de forças para chegar ao topo dessa escada onde Deus nos espera.

       A base principal para preparação de nossa arma de luta é o aprendizado das Escrituras. Quem não sabe corretamente as Escrituras, não conhece também o poder de Deus, e fica como um soldado enfrentando a batalha com uma espada sem corte. Isso o leva a se tornar presa fácil do inimigo, ou seja, a ser derrotado no primeiro embate (Os. 4: 6). Está escrito que quem está em Jesus é mais que vencedor. Mas para estar em Jesus é necessário ser considerado como ovelha de seu rebanho; e isso significa conhecê-lo mediante sua Palavra e ser por ele conhecido. Veja o texto:

      “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. “(Jo. 10: 27).

      Portanto, o Senhor nos capacita para a vitória na batalha da vida. Mas para isso é necessário ter sua Palavra guardada em nosso coração detalhadamente. Não basta apenas ter noção dela ou simplesmente saber a história de Jesus. Temos de estar revestidos com o poder do alto através da unção do Espírito Santo (At. 1: 8). Isso ficou demonstrado, quando Jesus, antes de sua ascenção, mandou que seus discípulos aguardassem na cidade até que do alto fossem revestidos de poder (Lc. 24: 49). O poder referido pelo Senhor foi a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At. 2: 7).

       Por essa razão, Jesus ordenou duas coisas básicas aos ganhadores de almas, como sendo: fazer discípulos, e ensiná-los a guardar os mandamentos (Mt. 28: 19-20). Ele sabia que o discípulo que não sabe ou não guarda os mandamentos, não tem as armas espirituais necessárias para vencer o inimigo.
 
      Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas
 
                                                      Natanael de Souza