Mensagem

Ansiedade

MSG 482 DE 02/3/2016

     Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que vos exalte a seu tempo, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. ” (I Pe. 5: 6-7). 

        A ansiedade entra em nosso coração quando não compreendemos que o tempo de Deus é diferente do nosso. A santa Palavra estabelece que há tempo determinado para todas as coisas (Ecl. 3: 17). Isso quer dizer que nós não temos condições de adiantar ou atrasar o tempo que Deus marcou para acontecer algo em nossa vida. (Lc. 21: 18-19).  Por isso, mesmo podendo agir, a melhor opção é perseverar e esperar pelo tempo do Senhor. Usando a linguagem do tempo para nos ensinar, Deus permite que passemos por tribulações (Hb. 10: 36). Ele quer apenas que aprendamos a respeitar a Sua vontade, confiando Nele em todas as situações.

       Os versículos acima descritos ensinam a maneira pela qual devemos proceder ao passar por aflições. Eles mostram que, de acordo com a Palavra do Senhor, precisamos estar dispostos a nos humilhar, na esperança de que Ele venha nos exaltar. Aconselhando a tomar atitudes humildes, Jesus nos advertiu disso (Lc. 14: 10-11). Na verdade, se temos a convicção de que nossa vida está nas mãos do Senhor, devemos lançar nossas ansiedades sobre ele, mesmo porque fomos convidados a fazer isso (Mt.  11: 28-29).   Jesus já pagou o preço das tribulações que geram ansiedade sobre nossa vida. Veja o texto:

      Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. ” (Is. 53: 4-5).

       A parte que Jesus tinha de fazer por nós, é um fato já consumado. Entretanto, para que venhamos beneficiar de suas promessas, é necessário vivermos na prática de seus mandamentos. A obediência é o atributo que mais agrada a Deus, e através dela a mão do Senhor faz coisas maravilhosas.  Quando fazemos aliança com o Senhor, através do batismo nas águas, e entregamos nossa vida inteiramente em suas mãos, podemos esperar que a resposta de nossas orações vem no tempo certo. Isso representa viver pela fé, e é a vontade de Deus (Hb. 10: 38). Se formos fiéis na prática desse princípio, temos o privilégio de poder lançar sobre ele toda a nossa ansiedade, e esperar, na certeza de que ele vai cuidar de nós.

       No entanto, não podemos esquecer que essa resposta vem no tempo que ele quer e não no tempo que desejamos. Por isso, a perseverança é o ponto fundamental para alcançar o que pedimos (Lc. 21: 19). Perseverar sem desistir é muito mais difícil do que crer nas promessas. Mas o esforço é compensado quando esperamos confiantemente (Sl. 40: 1).

      Quando não esperamos o tempo de Deus, e decidimos resolver as coisas por nossa conta, estamos dizendo para Ele, através da linguagem de nossas decisões, que não O consideramos em nossas vidas. Evidentemente Ele não vai estar com nós (II Cr. 15: 2). A falta de domínio da ansiedade e a consequente quebra da perseverança, tem abortado muitas bênçãos ao longo da história humana. Provavelmente é por essa razão que o evangelho de Jesus nos adverte a não andar ansiosos. Veja o texto:

       “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp. 4: 6-7).

       Muitas vezes Deus demora no atendimento de nossas petições para que venhamos aprender exercitar a fé, ou quando Ele tem, para nós, algo muito maior do que pedimos. João Batista foi um caso desses. Zacarias e Isabel haviam orado para ter um filho. Não houve resposta, e eles até já eram idosos quando o anjo Gabriel anunciou o nascimento de João, e tudo se cumpriu (Lc. 1: 13 e 19).

       Amigo, examine a si mesmo, quando for necessário. Lembre-se de que a Palavra de Deus não volta vazia (Is. 55: 11). Por isso, persevere em esperar o cumprimento da vontade do Senhor. Veja o texto: “ Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. ” (Pv. 3: 5-6).


       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.