Mensagem

Andar na Verdade

MSG 097 = 05/11/2008

       

     Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade” (2 Co. 13: 8).

      Vivemos diante de dois caminhos opostos desde o princípio da criação: A verdade, abandonada logo nos primeiros tempos da existência humana; e a mentira, abraçada por Adão e Eva, quando creram na serpente e deixaram de lado a Palavra de Deus(Gn. 3: 4 a 6). Esse é o ponto a partir do qual os seres humanos deixaram a verdade, e passaram a viver na mentira. Portanto, adotamos a mentira todas as vezes que agimos em desacordo com a vontade de Deus contida nas Escrituras; e passamos para a verdade quando tomamos o caminho que, através da Palavra de Deus, busca retornar o homem ao estado original. 

       O mundo permaneceu na mentira durante muitos séculos, e por estar nessa situação procurava eliminar os profetas levantados por Deus para proclamar a verdade(Veja Lc. 13: 34). Assim, chegou o tempo em que Deus enviou o Seu próprio Filho para nos resgatar do domínio da mentira. Veja o texto:

     Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” (Jo. 3: 16). 

       As Escrituras mostram que antes de Jesus, o mundo não conhecia a verdade. Observe no diálogo havido entre Jesus e Pilatos. Jesus diz para ele: Quem está do lado da verdade ouve a minha voz.”. Pilatos pergunta a Jesus: O que é a verdade? ” (Jo. 18: 37-38). Se considerarmos que Pilatos era um homem culto em seu tempo, podemos concluir que antes daquela época o mundo não conhecia a verdade.

       Nos dias atuais estamos no transcorrer do tempo  concedido por Deus para que possamos optar por qual dos caminhos queremos seguir, ou seja, se queremos permanecer na mentira ou tomar o caminho da verdade.  
O primeiro versículo que transcrevemos acima relata uma importante advertência do apóstolo Paulo, num momento em que os cristãos da igreja de Coríntios oscilavam entre crer na mentira ou andar na verdade. Observem que diante das contestações e dúvidas daqueles cristãos, Paulo declara que ninguém pode vencer a verdade. Isso confirma as Palavras de Jesus, quando disse: 

Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. ” (Jo. 14: 6).

       Por isso, adotar a prática da verdade como princípio de vida e excluir a mentira, pode  parecer algo sem muita importância. Mas diante dos olhos de Deus tem um peso considerável para o nosso destino espiritual. Primeiro porque o Senhor Jesus se colocou como a própria verdade e, portanto, o   desprezamos quando mentimos. Segundo porque a mentira é o princípio mais forte do diabo, e quando a praticamos estamos fazendo acordo com ele(Veja Rm. 6: 16). 

       Portanto, nós que esperamos em Deus a  salvação, e não aceitamos ser enganados pelo inimigo, nunca devemos abrir mão da verdade, e ainda que momentaneamente pareça nos prejudicar, ela deve ser um princípio em nossa vida. (Veja Ef. 6: 14). Quando deixamos de fazer isso, corremos o risco de ser descartados das promessas do Senhor. Veja o texto: 

      “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam... todo aquele que ama e pratica a mentira”(Ap. 22: 14-15). 

       Uma análise, ainda que superficial sobre a verdade e a mentira, mostra que o espírito mundano é o dono da mentira e continua tentando colocá-la no lugar da verdade, para nos enganar, com o fim de impedir que as pessoas entrem no reino de Deus (Veja Jo. 8: 44).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.