Mensagem

Amigo de Jesus

MSG 244 de 15/6/2011

      Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (Jo. 15: 15).     

       Um dos atributos exclusivos dados ao homem no momento de sua criação é capacidade de ouvir e entender as coisas que nos são transmitidas. Como imagem e semelhança do Criador, fomos dotados de inteligência para perceber o significado de tudo que vemos e ouvimos. Porém, no que diz respeito à Palavra de Deus, nosso privilégio de ouvir e entender foi reduzido por causa da obstinação e desobediência de pessoas que tinham a obrigação de praticar os mandamentos de Deus com fidelidade e não o fizeram (2 Cr. 26: 16). Isso levou o Senhor nosso Deus a limitar o entendimento do homem a respeito de Sua Palavra (Is. 6: 9-10). Jesus confirmou o cumprimento da ordem de Deus a esse respeito, e por isso ensinava através de parábolas (Mt. 13: 13-14-15). Essa é a razão pela qual precisamos ser chamados por Deus para termos o entendimento perfeito de Sua vontade (Jo. 6: 65).  No entanto, quando obtemos o privilégio de ser chamados, temos a oportunidade de alcançar as grandes bênçãos, inclusive a de ser considerado como amigo de Jesus.

       O versículo reproduzido no inicio desta mensagem relata sobre a consideração do Senhor Jesus com aqueles que são chamados ao caminho da salvação, e que se dedicam com fidelidade a praticar o que ele ensina. Ele mostra que quando aceitamos a submissão aos seus mandados, podemos sair da condição de servos para a de amigos, e compreender as coisas de Deus. Essa condição que Jesus nos oferece, não é privilégio apenas de algumas pessoas; mas de todos aqueles que aceitam entregar a  vida nas mãos dele. Veja o texto:

         Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” (Mt. 11: 28-29).  

       Jesus estabelece uma diferença fundamental entre as condições de servo e de amigo. Ele afirma que o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Isso indica que quando somos chamados através da conversão, iniciamos a vida espiritual como servos, e por isso devemos ser discípulos, a fim de conhecer a verdade, pois é pelo conhecimento  dela que somos libertos (Jo. 8: 31-32).        Entretanto a carreira que nos está proposta é ser considerado amigos do Senhor, depois de receber dele o pleno conhecimento da vontade de Deus através do Espírito Santo (Jo. 16: 13).

       Amigo, antes da vinda de Jesus todos acreditavam que a maior das bênçãos estava nos bens terrenos. Mas Cristo mostrou que a verdadeira riqueza está na plena comunhão com Deus, indicando que as riquezas da terra ficam em segundo plano, e são acrescentadas à medida que buscamos praticar a justiça divina (Mt. 6: 33). Veja o que Jesus disse ao líder da igreja de Laodicéia. Eis o texto:

      pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres... “(Ap. 3: 17-18).  

       Portanto, não se engane. Busque ser considerado por Jesus como seu amigo, e certamente você terá as riquezas da vida material e da vida espiritual.


       O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz (Nu. 6: 24 e 26).