Mensagem

Aliança com Deus

MSG 310 = 3/10/2012

          “Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. ” (Ml. 3: 1).  

    
       Ao lermos a Bíblia, normalmente deixamos escapulir de nossa atenção muitos detalhes que podem ser pontos essenciais para sermos respondidos pelo Senhor. É possível que isso aconteça porque costumeiramente lemos o texto sagrado sem dar conotação especial pelo fato estar tratando com Deus.  Muitos textos da santa Palavra mostram que o Senhor não aceita ser tratado da mesma forma que tratamos com os homens, e por isso nos recomenda a buscar de todo o nosso coração, se quisermos encontrá-Lo (Jr. 29: 13). Portanto, é necessário meditar nos textos que lemos, procurando atentamente descobrir seu verdadeiro sentido, pois muitas vezes em uma pequena Palavra pode estar contido uma preciosa revelação.

      Oberve no versículo que acima reproduzimos. Ao enviar Jesus à terra, Deus o considerou como o anjo da aliança. Na prática da vida todos nós sabemos que a celebração de uma aliança envolve obrigações bilaterais, ou seja, um acordo em que oferecemos uma coisa para receber outra. No caso aqui tratado, a oferta de aliança que Jesus veio trazer, destina-se à nossa salvação, e está aberta aos povos da terra a mais de dois mil anos. Seu  objetivo principal é garantir a posse do reino espiritual àqueles que são chamados por Deus (Mt. 25: 34). Mas, essa oferta está estabelecida em forma de aliança, e por isso só tem garantia de seus benefícios quem usa de fidelidade em cumprir sua parte. Na verdade, essa parte representa um jugo menos pesado que o sofrimento imposto pelo mundo, e por isso Jesus o considerou como jugo mais leve. Eis o texto:

     “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. ”  (Mt. 11: 28-29-30).

  
       Portanto, aquele que passa a viver nos preceitos do evangelho, sofre menos, e ainda alcança a vida eterna. Comprovadamente, na medida em que se vai deixando as práticas pecaminosas, os benefícios da aliança vão fluindo naturalmente, e Deus passa então a cumprir suas promessas, estabelecidas desde o tempo de Moisés (Dt. 28: 1 a 13).

       Um dos detalhes maravilhosos no cumprimento das promessas de Deus é o fato de Suas bênçãos nos alcançarem automaticamente sem que a busquemos, mostrando que os olhos do Senhor passam por toda a terra e se fazem fortes com aquele cujo coração é perfeito para com Ele (Dt. 28: 2; e II Cr. 16: 9).

       Amigo, não se engane com as mentiras desse mundo. Busque ao Senhor enquanto se pode achar, ou seja, enquanto está vivo (Is. 55: 6). Dias virão em que todos nós vamos ter de passar para o outro lado da vida, e aí, se tivermos a marca de Deus, o inimigo não vai poder nos tocar (Ef. 4: 30 e I Jo. 5: 18). Porém, se não O tivermos buscado, iremos entrar numa longa e triste fase de nossa existência, até que Deus chame todos para o Juízo final (Ap. 20: 11-12-13).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.