Mensagem

Advertência de Jesus

MSG 616 = 23/10/2018

      Devemos louvar e agradecer a Deus por que - na maioria dos países do mundo - ainda se tem a oportunidade de aprender os ensinos de Jesus. Eles nos libertam da mentira que tem o objetivo de nos enganar enquanto vivemos, e nos escravizar depois da morte (Veja Ap. 6: 8). Desde o princípio da criação o homem viveu enganado, a respeito de seu valor perante Deus (Ez. 28: 14-15). Mas o espírito enganador foi vencido, e hoje temos a opção de ser libertos da mentira. A vitória sobre aquele que nos engana foi conquistada por Jesus, que, como Filho de Deus, se fez homem na terra, e deu a vida para livrar nossas almas da condenação após a morte. Jesus deixou várias advertências a respeito da ação do enganador, mostrando que ele tentaria nos enganar ao longo dos tempos. Veja uma delas. Eis o texto:  

     “... Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (Mt. 24: 4-5).    

       Ele previu que muitos haveriam de usar seu nome, buscando interesses pessoais, negligenciando o verdadeiro objetivo de ensinar seus mandamentos. O lado triste da história é que isso acontece hoje com muitos daqueles que se propõem a formar discípulos para Jesus (Jo. 8: 31). Isso provoca o triste quadro de resultados insatisfatórios no aprendizado do evangelho.  Veja o que disse o apóstolo Paulo a respeito do seria o ensino do evangelho após sua morte. Eis o texto:

      “Segundo a graça de Deus ..., lancei o fundamento ...; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um ...” (I Co. 3: 10 a 13).  

       Paulo previu a fragilidade no ensino de muitos grupos cristãos que hoje vemos na igreja do Senhor, e advertiu de que a obra que muitos fizeram sobre as ovelhas de Jesus, poderá se queimar e provocar danos no dia da provação (I Co. 3: 13-14-15).

       As advertências, tanto de Jesus como de Paulo, apontam para a necessidade de cada cristão se dedicar ao exame individual das Escrituras. Essa é a única forma dos Cristãos se ajustarem às verdades do evangelho. Ela foi usada pelo apóstolo Paulo, quando Jesus o constituiu sobre os gentios. Ele partiu para cumprir a ordem do Senhor, sem aprender de homem algum, e o próprio Jesus, em Espírito revelava-lhe o entendimento da Palavra (Gl. 1: 11-12-17-18). Isso mostra que a melhor forma de não ser enganado, é buscar a verdade diretamente nos textos bíblicos (Veja I Jo. 2: 27).

      Amigo, a Palavra de Jesus vem por revelação, e ele nos convida a ir a ele (Mt. 11: 28). Portanto, nunca devemos depender exclusivamente dos homens, pois está escrito que maldito é o homem que confia no outro, e bem-aventurado é o que confia no Senhor (Jr. 17: 5 a 8).

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.

                                                                          Natanael de Souza